22 julho 2009

Escrevo esta “postadela” em pleno Mar Mediterrâneo com a inspiração a surgir da magnífica vista da ponta de Gibraltar!
Não é pelo facto de me encontrar em território estrangeiro que me poderei dar ao luxo de explanar tudo aquilo que me vai na alma em relação ao assunto que vou tratar…
No último dia 11 de Julho, decorreu na Praça Da República de Elvas, inserida nas “Noites de Verão”, um espectáculo denominado “Noite Folk” composto pelos “Cantes do Meu Cante” da Cidade de Évora e pela “Brigada 14 Janeiro” de Elvas.
Sem questionar a qualidade de ambos os grupos, foi uma noite ” morna”, para não dizer completamente “fria”! As condições climatéricas não foram favoráveis à presença do público mas existiram outras causas que agora com 15 dias de distância podemos avaliar com a cabeça no sítio:
- Elvas, e sendo uma cidade “proeminentemente cultural” (expressão da minha autoria), não tem ou terá capacidade para concentrar diversas actividades na mesma data e em horários coincidentes levando a que o público se disperse senão vejamos: Noites de Verão, Festas de Varche, Festa Carrascal, Festa Moto Clube, e o tão unicamente falado “Bacalhau Dourado”.
- estando o Município envolvido em pelo menos duas destas actividades, a divulgação e os meios disponibilizados foram diferenciados senão vejamos: a Agenda Cultural do Município foi publicada posteriormente, os cartazes alusivos às Noites de Verão foram colocados na véspera à tarde, os meios técnicos para o espectáculo da Praça foram insuficientes tendo sido necessário recorrer a material da “Brigada 14 Janeiro” para que o espectáculo se realizasse…
- a “Brigada 14 Janeiro” entregou em Dezembro à edilidade elvense uma proposta de “Festival Folk” onde por motivos financeiros (assim nos foi explicado) não haveria orçamento para tal sendo apenas realizada uma “Noite Folk”. Do proposto constavam grupos nacionais e internacionais de créditos firmados como “Gaiteiros de Lisboa”, “Sérgio Godinho”, “Aira da Pedra”, entre outros. Para a data inicialmente proposta (18 Julho) com o mesmo orçamento de dia 11 de Julho conseguiríamos ainda trazer “Aira da Pedra” da Galiza (Espanha), mas outros interesses locais e de alguns intervenientes falaram mais alto…
Pois eu falo num descontentamento por não conseguirmos trazer a Elvas a verdadeira sonoridade “Folk”, em contentamento por me encontrar nas merecidas férias com a consciência tranquila pelo esforço efectuado para que tudo corresse pelo melhor, em descontentamento pelo facto de na nossa cidade imperar algum “compadrio” ou diferentes “atenções”, em contentamento pelo facto do grupo “Brigada 14 Janeiro” ir firmando os seus créditos a nível nacional e internacional sem que o seu sucesso passe forçosamente pela Cidade de Elvas, onde tocamos com muito prazer mas sempre com tratamento diferente dos “externos” e de alguns “internos”, no entanto estamos em expansão e com vontade de crescer e fazer sempre mais e melhor!
Até breve!
IN BRIGADA14JANEIRO.BLOGSPOT.COM

08 julho 2009

Cerveja é «eficaz» reidratante após exercício físico.

A cerveja pode ser uma «eficaz» bebida reidratante após a prática de exercício físico, revela um estudo científico realizado pela universidade de Barcelona, corroborado por outros semelhantes realizados em Espanha.
«A alta presença de elementos antioxidantes» ajuda a reduzir os efeitos produzidos pelo exercício físico, como a fadiga ou a falta de ar, defende o professor de Fisiologia do Exercício, Joan Ramón Barbany.
A ideia foi defendida na apresentação do estudo «A Idoneidade da Cerveja na Dieta Equilibrada dos Desportistas», durante os Jogos Mundiais da Medicina e Saúde, que se celebram em Alicante.
«A cerveja tem uma alta presença de elementos oxidantes, derivados da sua origem vegetal, que combatem a presença de radicais livres», diz o académico, que defende que isso ajuda a reduzir os efeitos do exercício físico, «como as dores musculares ou a fadiga».
Esta bebida contém componentes vitamínicos, minerais e carboidratos, pelo que a sua ingestão em «doses moderadas» por adultos pode desempenhar um papel na «recuperação do metabolismo normal e imunológico dos desportistas depois do exercício físico».
Um outro estudo, da universidade de Granada, revela que «em comparação com a água, (a ingestão de cerveja) não tem qualquer aspecto desaconselhável».
«Apesar do álcool, a cerveja é uma magnífica bebida compatível com o rendimento desportivo de qualquer disciplina», acrescenta Juan Antonio Corbalán, antigo internacional de basquetebol e agora fisiologista do desporto.

Diário Digital / Lusa
Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009