03 março 2009

VALOR PATRIMONIAL

De facto Elvas é uma cidade recheada de grande valor patrimonial, seja arquitectónico, musical, bélico, etc... é bom que os Elvenses tomem conhecimento e contacto com aquilo que lhes pertence e que a edilidade tem promovido ao conhecimento público. Acredito que uma grande parte dos locais não conhece muitos dos recantos históricos da cidade, muito menos a riqueza documental. Assim sendo todo o trabalho de conservação, restauro e divulgação requer certamente por parte da autarquia algum destaque.
Queria neste comentário realçar que não é só da história e do passado da cidade que devemos cuidar! Existem em Elvas algumas instituições ligadas à história do concelho que se pretendem projectar no futuro e que necessitam ainda de mais apoio ou de cooperação na angariação de fundos. Falo-vos da realidade que conheço: Sociedade 1º Dezembro (Azevia)! Sendo uma entidade com créditos firmados na história, acolhe várias projectos culturais com futuro (assim julgamos) no entanto, a par de outras congéneres, sofre da erosão do tempo, e muitas vezes esta situação revela-se nos próprios edifícios, equipamentos e mobiliário...
Não nos podemos esquecer que faz falta trabalhar o futuro património, para que provavelmente outros documentos históricos (provavelmente já noutros formatos) possam dentro de alguns anos ser relembrados!
A História também vive do futuro!

Cumprimentos

2 comentários:

Elvascidade disse...

Inteiramente de acordo. Existem vários focos de história viva da nossa cidade que merecem uma atenção mais cuidada.

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente.