08 julho 2009

Cerveja é «eficaz» reidratante após exercício físico.

A cerveja pode ser uma «eficaz» bebida reidratante após a prática de exercício físico, revela um estudo científico realizado pela universidade de Barcelona, corroborado por outros semelhantes realizados em Espanha.
«A alta presença de elementos antioxidantes» ajuda a reduzir os efeitos produzidos pelo exercício físico, como a fadiga ou a falta de ar, defende o professor de Fisiologia do Exercício, Joan Ramón Barbany.
A ideia foi defendida na apresentação do estudo «A Idoneidade da Cerveja na Dieta Equilibrada dos Desportistas», durante os Jogos Mundiais da Medicina e Saúde, que se celebram em Alicante.
«A cerveja tem uma alta presença de elementos oxidantes, derivados da sua origem vegetal, que combatem a presença de radicais livres», diz o académico, que defende que isso ajuda a reduzir os efeitos do exercício físico, «como as dores musculares ou a fadiga».
Esta bebida contém componentes vitamínicos, minerais e carboidratos, pelo que a sua ingestão em «doses moderadas» por adultos pode desempenhar um papel na «recuperação do metabolismo normal e imunológico dos desportistas depois do exercício físico».
Um outro estudo, da universidade de Granada, revela que «em comparação com a água, (a ingestão de cerveja) não tem qualquer aspecto desaconselhável».
«Apesar do álcool, a cerveja é uma magnífica bebida compatível com o rendimento desportivo de qualquer disciplina», acrescenta Juan Antonio Corbalán, antigo internacional de basquetebol e agora fisiologista do desporto.

Diário Digital / Lusa
Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

Por isso é que malta em Elvas não corre riscos de desidratação!

Anónimo disse...

É um facto real.Tanto o vinho como a cerveja bebidos com moderação têm
efeitos positivos para a saúde.

Visite o blog

http://yalbas.blogspot.com/